quinta-feira, 18 de agosto de 2011

União Africana melhorando a realidade do continente


Por Daniela Carneiro
           
Para começar, é preciso que a África se livre do modelo de desenvolvimento ocidental, que tanto lhe trouxe problemas; as consequencias terríveis do imperialismo e colonialismo europeu estão aí para mostrar isso.
            Com o objetivo de promover a integração econômica, a prosperidade do continente e a eliminação da tortura dos conflitos, foi instituída em julho de 2001 a União Africana (UA), composta por quase todos os Estados Africanos (com exceção do Marrocos). Inclusive, o Brasil mantém relações com a UA através da busca por uma cooperação econômica.
            Uma das ações da UA foi a criação da Nova Parceria para o Desenvolvimento (NEPAD), também no ano de 2001, tendo em vista o desenvolvimento econômico e social, e principalmente “integrar o continente para que as trocas comerciais, sociais e culturais sejam mais fáceis e mais baratas”. Segundo a NEPAD, o desenvolvimento africano deve ser promovido pelos próprios africanos, sem deixar que os países ex-coloniais interfiram, já que são eles os causadores dos grandes problemas do continente.
            A NEPAD TIC Infraestrutura da Rede de Banda Larga é uma das iniciativas de sucesso mais recentes do projeto, pois ofereceu internet de banda larga para todo o continente, eliminando a grande dificuldade de acesso ao recurso digital. Essa ação permitirá a comunicação das comunidades mais isoladas e uma forma mais barata e acessível de comunicação regional e internacional.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário