terça-feira, 16 de agosto de 2011

Doenças infectocontagiosas

Foto retratando um dos enterros que ocorrem diariamente na região do cinturão do cobre, na Zâmbania, país onde quase 17% dos adultos são soropositivos. (Fonte)
                         
      Ao viajar pela África podemos observar que se trata de um continente pobre, com altos níveis de subnutrição, muitos países não tem um bom sistema de saúde e seus moradores não tem acesso a remédios e água potável facilitando o aparecimento de epidemias, além disso, os hospitais ruins e a dificuldade de acesso à remédios e diagnosticos fazem com que muitos casos da doenças sejam fatais levando a pessoa a morte sem que essa seja sequer diagnosticada ou tenha acesso a tratamento médico.



Dois terços dos diagnósticos de AIDS no mundo são aqui na África. A AIDS (síndrome na imunodeficiência adquirida), também chamada de SIDA, é uma transmitida através de relações sexuais sem uso de preservativos, transfusão sanguínea, caso o sangue esteja infectado, uso de drogas injetáveis com agulha usada e pode ser transmitida para a criança durante a gestação. Ela é causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana),que enfraquece  o sistema imune, uma vez que ele  ataca os linfócitos T CD4 +, células presentes no sangue responsáveis pela defesa do organismo, fazendo com que a vitima fique mais suscetível a morrer devido a outras doenças uma vez que o organismo não consegue se defender. A AIDS não tem cura, mas pode ser controlada através do uso de antivirais, que isolam o vírus uma vez que impedem que ele ataque outras células. 

A falta de consciência da população sobre a prevenção da doença e a falta de diagnósticos são fatores que favorecem o aumento do numero de casos da doença, além disso, as más condições de saúde e higiene além da falta de diagnostico e tratamento fazem com que a maioria das pessoas infectadas morra, muitas vezes sem sequer ser diagnosticada.

Outro problema é a tuberculose, uma doença altamente contagiosa, transmitida por uma bactéria, o bacilo de Koch, que causa tosse e espirro, anorexia, febre, dor no tórax e indisposição. A disseminação da doença acontece pelo ar, os bacilos são liberados através do espirro, tosse ou fala de um doente.

Os índices da doença dobraram na África ao longo das últimas duas décadas e triplicaram na África do Sul, que, mesmo em 1996, tinha os maiores índices de tuberculose do mundo. Até agora, supõe-se que os aumentos foram causados pelos altos índices de infecção por AIDS, a falta de tratamento e de vacina e às más condições de trabalho nas minas, onde os funcionários trabalham em minas, onde os funcionários trabalham em túneis empoeirados e dividem o quarto com até 16 colegas. 


         A malária é uma doença transmitida por um mosquito, o Anopheles e geralmente com altitude inferior a 1550 metros acima do nível do mar, com temperatura 20-30 °C, e umidade alta, o que torna a África, com exeção da porção mais à norte do continente e do saara, um lugar perfeito para a ploriferação desses insetos. Há todos os anos, 300 a 500 milhões de casos da malária, dos quais mais de 90% na África, sendo a maior parte das vítimas crianças até cinco anos de idade. A doença não ocorre no norte da áfrica, devido ao clima e na África do Sul.

            A Febre Amarela é uma doença tropical que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus Ianthinosys, Sabetes Chlopterus e por outros mosquitos que picarem uma pessoa doente, como o Aedes Aegypti , que após picar um doente transmite a Febre Amarela por um período de 9 a 12 dias. Uma das principais formas de prevenção a Febre Amarela é a vacina.
            
           Além da malária e da Febre Amarela também há na África epidemias de outras duas doenças transmitidas por insetos como a dengue, a doença do sono, Oncocercose (ou Cegueira do rio) e  tifo.
            
           A Lepra ou Hanseníase é uma mais comum na Ásia, na África, na América Latina e em ilhas do Pacífico doença causada pelo bacilo de Hansen e causa manchas brancas ou avermelhadas na pele, alteração na sensação de temperatura e dor principalmente nos pés e nas mãos, perda de massa muscular, sensação de areia nos olhos e visão embaçada. A doença é transmitida através das secreções liberadas quando uma pessoa doente tosse espirra ou fala. O tratamento da lepra é feito através de antibióticos, sulfonas e sulfamidas, estes podem deter o avanço da doença ou até mesmo curá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário