sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Culinaria Africana

A África tem um importante papel na culinária brasileira,pois muitos alimentos que comemos hoje e achamos uma delicia tem haver com a influencia dos africanos. A cozinha negra pequena mais forte fez valer seus temperos, os vedes e sua maneira de cozinhar.

Tudo começou ao serem trazidos ao Brasil pois já dotavam uma vasta sabedoria culinária. A comida africana modificou  pratos portugueses, substituindo ingredientes; fez a mesma coisa com os pratos da terra; e finalmente criou a cozinha brasileira, descobrindo o chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e a colher de pau.

Um dos pontos principais para a criação da gastronomia afro-brasileira foi as condições que os negros enfrentavam aqui. Eles foram aprisionados não podendo trazer bagagens, muito menos ingredientes culinários. Isso reforçou a necessidade de improvisação de temperos e ingredientes, por exemplo na falta do inhame, usaram a mandioca; carentes das pimentas africanas, usaram e abusaram do azeite-de-dendê

O azeite de dendê é um bom exemplo de uma das comidas de maior contribuição para nossas culinárias seu uso é indispensável em pratos famosos aqui mesmo do Brasil tanto diretamente como indiretamente


A feijoada prato bastante popular aqui no brasil é de influencia africana pois antigamente os negros ficavam com as sobras das comidas de seus senhores,mas, com criatividade, faziam comidas gostosas. Enquanto as melhores carnes iam para a mesa dos senhores, os escravos ficavam com as sobras. Pés, orelhas, carne seca, rabos, costelinhas e outras partes do porco, misturadas ao feijão preto, deram origem à nossa tradicional feijoada


Temos muito outras comidas de beco africano como vatapá, caruru, mungunzá, angu, pamonha, acarajé, abara, doce de leite, quibebe e muito mais!


16 comentários:

  1. vlw me ajudou muito na pesquisa que fiz

    ResponderExcluir
  2. otimo trabalho, pena q nao me ajudou mt pq vc fala mais de como os pratos foram trazidos para o Brasil, msm assim eu quero parabenizar pelo otimo trabalho. Show!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igualmente precisava mais da historia em si mais o texto esta otimo

      Excluir
  3. amei eu tanbem estava fazendo pesquisa

    ResponderExcluir
  4. Po não tem nada que eu quero, eu o nome das comidas

    ResponderExcluir
  5. CARAMBAAAA amei .... ajudou d++ bigaduuuu <3

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito no meu trabalho único site que falou o que eu queria obrigado ☺

    ResponderExcluir
  7. Está tendo um projeto africano no meu colégio e li o texto e o que eu entendi foi a minha fala!

    ResponderExcluir
  8. Ajudou bastante a parte da feijoada

    ResponderExcluir